sábado, maio 14

Coração Ferido de Chelsea Cain

- O que quer que tenha acontecido, enquanto você estava com Gretchen; o que quer que tenha sentido ou feito, não cabe a você julgar. Era uma situação extrema. Ela criou uma situação extrema. Para te pressionar. Ele olhou para longe, para a noite.- Eu desisti de tudo naquele porão - explicou Archie. Sua voz estava baixa, sob controle. - Meus filhos. Minha mulher. Meu trabalho. Minha vida. Eu iria morrer. Nos braços dela. E não me importava. Porque ela estaria lá. - Ele encarou Anne. - Cuidando de mim.- Ela é uma psicopata.Um táxi amarelo entrou no pequeno estacionamento atrás do prédio.- Eu sei - disse Archie, andando em direção a ele. - Mas ela é a minha psicopata.
Sinopse: O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia. Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão - viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda. As visitas a Gretchen são semanais, com a justificativa de que só ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas. Mas Archie sabe qual o real motivo - ele simplesmente não consegue ficar longe dela.
Quando outro criminoso começa a seqüestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos. Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serial killer e até Gretchen. Eles têm uma maníaco para capturar, e talvez isso libere Archie de Gretchen de uma vez por todas.

Minha opinião: 

- Ela me mandou flores. De uma dessas lojas da Internet. Deve ter encomendado antes de ir para a cadeia. Uma dúzia de girassóis. - A boca de Debbie se contorceu. - "Minhas condolências nessa hora de tristeza. Cordialmente, Gretchen Lowell." Elas chegaram aqui em casa quando ele estava no hospital. Nunca contei a Archie. Girassóis. Minha flor favorita. Eu era uma jardineira e tanto. Agora pago para cuidarem do jardim. Já não gosto mais de flores. - Deu um sorriso tenso para si mesma. - Não suporto o cheiro delas.

Chelsea Cain tem um modo de escrever que nos deixa implorando para ler o próximo capítulo e com medo do que irá descobrir. Com pequenas passagens que nos mostram o tempo em que Archie era prisioneiro de Gretchen, o livro segue uma linha mórbida.
A autora entende a natureza humana e utiliza esse conhecimento para nos estapear com as maiores mazelas do ser humano. Ou do ser não tão humano, se nos referirmos a Gretchen.
A leitura demorou um pouco para me fisgar porque eu estava lendo outros livros, mas assim que dediquei alguns minutos não consegui parar de ler. Principalmente quando Cain lançava trechos em que eu não sabia que emoções  ganhariam a batalha dentro de mim. Haviam tantos, raiva para uns personagens, piedade por outros, incredulidade, até tristeza.

Em uma palavra: Cruel.

Mais uma dose: Começarei Coração Apaixonado assim que possível.

Um comentário:

Quem?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Uma pessoa que gosta de ler... que gosta de escrever...