segunda-feira, maio 2

Bons Livros, Filmes nem tão Bons Assim...

Sempre que leio um livro, principalmente os policiais ou aqueles com muita ação, me surpreendo pensando: "Esse livro daria um bom filme." E quando o dito cujo chega aos cinemas sempre me decepciono ou fico me perguntando porque diabos aquele filme ficou tão ruim.


Acredito que, sim, existem filmes que poderiam ser infinitamente melhores e que os atores contratados decepcionaram muita gente. Entretanto também sei que o problema não está apenas na escolha dos atores e demais peças chaves de uma produção. Afinal de contas, nem todos os filmes podem ser como O Senhor dos Anéis, ou o primeiro Harry Potter.

Mesmo assim, estou me deparando com um problema sério aqui no Brasil. Como se não bastasse  ter apenas 22 anos e séculos de literatura para compensar, as editoras brasileiras tem sérios problemas em fazer divulgações de livros. Alguém já tinha ouvido falar nos livros "A Garota da Capa Vermelha" ou "Eu Sou o Número Quatro" ou "Penélope" antes que saíssem os respectivos filmes? Sem contar com as vezes em que você está assistindo um filme e se depara com as famosas Based in Fulano de Tal's Novel (Baseado no Romance de Fulano de Tal)... E, nesse momento, uma leitora ávida como eu, fula-da-vida porque não li o livro antes, vou começar a caçar os nomes do livro e do autor para poder me dedicar a essa leitura ainda nova. E com isso, me deparo com preços absurdos.

Mesmo assim, depois de tudo isso, às vezes, sentamos em frente a nossa televisão para assistir uma produção porca, com atores que não tem expressão (e nem talento), uma verba risível, efeitos especiais que devem doer os ossos até do pessoal que criou National Kid e, como último prego no caixão, um roteiro que te deixa pensando que faria dez vezes melhor. E por que isso?

Porque, como seres humanos apaixonados por livros, sempre mantemos a esperança de que quem deu vida àquela obra de arte seja um fã. Como em O Senhor dos Anéis. Como eu gostaria de fazer com minha série favorita... como eu sei que você gostaria de fazer com a sua. E, se Deus quiser, quando eu for rica (por ganhar na megasena ou por meus próprios esforços) eu farei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Uma pessoa que gosta de ler... que gosta de escrever...