quarta-feira, março 9

Os 13 Porquês de Jay Asher

Sinopse: "Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir esse segredo é apertando o play."

Para Clay Jensen, as fitas cassete gravadas por Hannah Baker não têm nada a ver com ele.
Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela.
Só que a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessas fitas - e que ele, de alguma maneira é responsável por sua morte.

Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugada afora. Ele segue as palavras de Hannah pelas silenciosas ruas de sua cidade...
...e o que ele descobre, muda sua vida para sempre.


Minha opinião: Eu passei algum tempo tentando descrever esse livro sem revelar um dos grandes mistérios dele, mas a única coisa em que eu conseguia pensar era no Clay e na Hannah, na sua história. Como eu não consegui achar um modo de descrever esse livro, descrevo como ele me fez sentir.
Não sei como dizer isso, mas recentemente passei por uma crise de depressão. As coisas ficaram difíceis e me afastei de tudo e de todos, procurando refúgio nos meus livros e nas histórias que queria que fossem as minhas. Não sei o que aconteceria se essa fase não passasse, mas sou muito grata as pessoas que se preocuparam comigo e me ajudaram.
Acredito que a história da Hannah, por mais fictícia que seja, poderia ter dois fins, do mesmo modo que a minha história. Esse livro me fez perceber isso, me fez perceber como as coisas estavam erradas, como meus pensamentos eram errados. A forma que Hannah tem de ver como tudo está conectado, como se a vida fosse uma grande bola de neve, ou um grande ciclo vicioso é uma das coisas que mais me lembra minha Era das Trevas
Realmente agradeço por deixar essa fase para trás. Agora, eu me preocupo com os que estão a minha volta e podem ter o mesmo comportamento. Sei que não passarei de vítima a heroína em um instante, talvez nunca a chegue a ser uma heroína de fato. Mas sei o que preciso para ver isso nos amigos mais próximos. Esse livro me ajudou nisso.
Peço a todos que não forem lê-lo pensando em si mesmos, para lê-lo pensando nas pessoas que podem ajudar. É uma história triste e linda e merece ser ouvida. Afinal, qual de nós nunca pensou que não era escutado, percebido como deveria ser?

Em uma palavra: Revelador.

Mais uma dose: Com ressalvas. Esse é o primeiro livro desse autor. Ele começou super bem. Espero que continue assim. Mas se o próximo livro for no mesmo estilo, não o lerei no carnaval. Muitas lágrimas derramadas num momento de alegria nacional.

4 comentários:

  1. Linda resenha, fico feliz que sua fase tenha passado... senti sua falta ;)
    Ah, dá uma olhada nesse post: http://mmansur.blogspot.com/2011/03/suicidio-esta-mesmo-tao-longe-de-nos.html

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser ótimo, adorei! =)

    ResponderExcluir
  3. Este livro parace ser ótimo. E eu gostei muito do teu blog. E o comentário acima sobre universitários e livros é realmente interessante. Gostei daqui e resolvi ficar. Que tal conhecer o Boatos e Afins e participar das super promoções?

    um beijo

    ResponderExcluir
  4. eu li o livro em menos de 48horas é realmente otimo e te faz pensar melhor nas coisas .. realmente muito boom ><

    ResponderExcluir

Quem?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Uma pessoa que gosta de ler... que gosta de escrever...