domingo, fevereiro 27

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Sinopse: O jornalista Mikael Blomkvist acaba de ser condenado e sentenciado a três meses de prisão por difamar um poderoso financista. Recebe, então uma proposta intrigante: o grande industrial Henrik Vanger quer contratá-lo para escrever a biografia de sua conturbada família. Mas sobretudo, Vanger quer que Mikael investigue o sumiço de sua sobrinha Harriet, desaparecida sem deixar vestígios há quase quarenta anos. Henrik também se dispõe a salvar a Millennium, revista capitaneada por Mikael, e que se encontra em risco de falência. De início contrariado, o jornalista acaba aceitando a tarefa.


Harriet desapareceu quando sua família se reunia para um encontro em uma ilha. Inteligente e sensível, a moça era a favorita de Henrik. Suspeitos não faltam, pois se todas as famílias têm esqueletos no armário, o clã Vanger parece dispor de um cemitério inteiro. Em sua busca febril, Mikael recebe a ajuda de uma jovem e genial hacker, Lisbeth Salander, cuja magreza anoréxica só é comparável à fúria silenciosa que nutre contra a sociedade. Mas, como Mikael logo compreende, se alguém oculta um segredo torpe, é certo que Lisbeth irá descobri-lo. E, de fato, pouco a pouco, o jornalista e sua improvável parceira desvendam um verdadeiro circo de horrores.


Minha opinião: O livro é muito bom. Mas tive problemas em pegar o ritmo da leitura. O que acontece é que o autor é sueco e tudo se passa na Suécia, o que me trouxe dificuldades na hora de me localizar e tentar pronunciar os nomes. Afinal, quem já fez um cursinho para falar sueco? Sem contar os infinitos detalhes sobre cada personagem.
Todos esses fatos me recordaram a minha dificuldade inicial para ler "O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien", e do mesmo modo, a leitura vale muito o esforço. Depois de algumas centenas de páginas, a leitura flui mais fácil e o resultado é um livro instigante que é impossível de se largar. 


Em uma palavra: Viciante.


Mais uma dose: Sim!


P.S.1: Esse é o primeiro volume da Trilogia Millenium que continua com os seguintes volumes:


02. A Menina Que Brincava com Fogo;


03. A Rainha do Castelo de Ar.




P.S.2: Lembrando que esse livro deu origem a um filme de mesmo nome. Mais informações no Filmow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Uma pessoa que gosta de ler... que gosta de escrever...