segunda-feira, dezembro 7

O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë


Sinopse: O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adotar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr. e a Sra. Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catarina, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustê-la que Heathcliff.

Minha opinião: Eu não sei se alguém que já leu isso livro, concordaria comigo, mas esse livro é estranho. Não posso dizer que ele é ruim. Na verdade, eu li como se minha vida dependesse disso de tão bom que o livro é. No entanto, eu ainda fico me perguntando porque o livro é tão bom se os personagens são tão detestáveis.
Eu recomendo a todos que leiam esse livro porque é realmente difícil ler um clássico e ser arrebatado de forma tão surpreendente. sejamos sinceros e admitamos que a maioria dos clássicos nos inspira uma perseverança quase Hercúlea para terminarmos a leitura.
Resumindo, os personagens são detestáveis, a ação é quase inexistente, o enredo é o passado do passado e o livro é magnífico.

Em uma palavra: Viciante.

Mais uma dose? Com certeza.

P.S.: O primeiro que falar que esse é o livro preferido de Edward é Bella vai ser atingido por uma praga em que não conseguirá terminar nenhum dos próximos 100 livros que começar a ler. Primeiramente, o livro é um clássico e não merece uma referência dessas; segundo, em nenhum momento é descrito que esse livro é o preferido de Bella, quanto mais de Edward. O livro é um dos preferidos da autora, mas isso não quer dizer nada e; terceiro, o livro por si só deve bastar, nunca deve ser promovido comparado a outro.

3 comentários:

  1. Oi, Lalá! Não me rogue praga 'pelamordedeus', mas só tive vontade de ler 'O morro dos ventos uivantes' depois de ler crepúsculo... a editora Lua de Papel foi esperta em aproveitar essa chance de ganhar dinheiro.

    Mas vamos combinar, Emily Brontë deve se contorcer no túmulo ao ver seu clássico reduzido a 'preferido de Edward e Bella'. Concordo que ele basta por si só!

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha que lindo... aaah não rogue uma praga... ps: tou devorando o eclipse... rsrs ;)

    ResponderExcluir

Quem?

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Uma pessoa que gosta de ler... que gosta de escrever...